O fortalecimento da pesquisa e de quem mergulha nela: um balanço da 13ª Jornada Discente

06/10/2023 19:32

Após cinco dias de intensa programação, a 13ª Jornada Discente do PPGJor encerrou as atividades nesta sexta-feira, 6, com um balanço positivo entre alunas e alunos  e professores. Durante toda a semana, as/os pós-graduandas/os apresentaram suas pesquisas no auditório Henrique Fontes, do CCE, e conheceram os trabalhos de colegas, assistiram a palestras e participaram de rodas de conversa. Segundo as/os estudantes, o encontro possibilitou muito mais do que a troca de conhecimento. A Jornada também permitiu o fortalecimento das/dos discentes enquanto grupo que defende o ambiente acadêmico como um espaço democrático, de acolhimento, antirracista e de resistência.

O presidente da Comissão de Programação e doutorando do PPGJor, Marisvaldo Lima, afirma que “realizar a jornada é uma responsabilidade imensa e somente com o apoio de toda a comunidade PPGjor foi possível finalizar mais essa edição. A programação se empenhou para realizar um evento diverso como são diversas as pesquisas que o programa desenvolve hoje. Há muito que podemos melhorar nas próximas edições, mas creio que a 13ª JD tenha sido um espaço de acolhimento, de produtividade e de incremento das pesquisas”.

Os pós-graduandos em roda de conversa durante a Jornada

Para a professora do PPGJor Daiane Bertasso, a Jornada é um evento fundamental  para a formação de mestrandas/os e doutorandos/as “porque possibilita a interlocução entre as/os discentes a respeito de suas pesquisas não somente entre si, como também com pesquisadoras/es mais experientes do PPGJor e de outros programas com áreas afins, o que potencializa e enriquece o debate e a reflexão, tanto em aspectos teóricos como metodológicos e também sobre a própria prática da pesquisa”. Em razão da importância do evento, ela sugere “que as próximas edições da Jornada Discente já tenham as datas incluídas no calendário oficial do PPGJor e do curso de graduação em Jornalismo também, pois é um momento muito oportuno de aprendizado para todes”.

A vice-presidenta da comissão de Logística e Cerimonial, doutoranda Diana Koch, elogiou esta edição e ressaltou o envolvimento das/dos estudantes em todo o processo de organização e realização da Jornada. “É um evento organizado por nós, estudantes, mobilizando todo o pessoal durante os últimos meses. Considero a edição deste ano um sucesso, nos esforçamos bastante para conseguir patrocínio e apoios institucionais, possibilitando momentos com mais interação, diversão e conforto”, avaliou.

A Jornada Discente é um evento anual, planejado e executado pelos pós-graduandos. Os pesquisadores se dividem em oito comissões que incluem desde a organização, o recebimento dos cadernos de resumos e a criação de uma identidade visual até a logística e a cobertura jornalística do evento com divulgação nas páginas da universidade e redes sociais.

A doutoranda Raphaela Ferro, que integra a Representação Discente do PPGJor, enfatizou o desafio que é realizar a Jornada, mas destacou a importância de a comunidade do programa contar com essa oportunidade de se encontrar para compartilhar pesquisas e dialogar. “Acredito que encerramos hoje compreendendo a relevância das trocas acadêmicas entre discentes e docentes e da criação de espaços para o debate e o desenvolvimento dos trabalhos de investigação que realizamos”, disse.

O professor Jorge Ijuim e a palestrante Kátia Brasil (Foto: Jhenni Quaresma)

Este ano o tema central foi “A cobertura jornalística da Amazônia em tempos de reconstrução das políticas ambientais”, com destaque para a palestra da co-fundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, Kátia Brasil. O professor do PPGJor Jorge Ijuim destacou que mediar a palestra foi um privilégio. ”Por meio de um jornalismo ético e investigativo, Kátia Brasil foca seu olhar nas questões da Amazônia, mas, sobretudo, nos povos da Amazônia. Mais que ouvir a jornalista pudemos ouvir de perto a tenacidade e a ternura de uma mulher negra, feminista e destemida, que percorreu o país para desvendar suas sutilezas, seus meandros, suas mazelas, para depois fixar-se na Amazônia, para integrar-se à Amazônia, e compartilhar sua experiência com tanto afeto e vigor. Noite memorável!”.

Nesta edição, o evento contou com o apoio da APUFSC (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina) e todas/todos as/os alunas/alunos que fizeram apresentações receberam livros doados pela Associação Catarinense de Imprensa, pela Editora UFSC e pelo próprio PPGJor.

As fotos do evento estão nas redes sociais da Jornada e podem ser acessadas aqui.